Vendas por telefone: uma forma efetiva que depende do seu desempenho



A venda de produtos por telefone não pode se limitar somente a um telefone e computador. A atividade envolve muito mais do que isso. É preciso ouvir, interagir e principalmente compreender a necessidade do cliente, pois o objetivo é único: vendas efetivas.


Telemarketing é uma prática de promoção de serviços ou produtos através de ligações e também atendimento ao cliente. Esse departamento exige uma habilidade muito maior na hora de fechar negócio. “O mercado de call center está em expansão, mas para conseguir acompanhar os avanços, precisamos caminhar junto com a tecnologia e as inovações que estão surgindo. Aliado a isso, a capacitação permanente da equipe é fundamental”, afirma Jonathan Santos, diretor da Azimuth Contact Center.


Capacitação é o ponto chave nesse negócio, já que é preciso que o atendente saiba como tratar o comprador, deixando de lado toda a pressa, manipulação e truques. O Consultor Heber Fernandes, especialista em Alto Desempenho em Vendas, ressalta que a venda efetiva raramente acontece na primeira conversa. “É necessário um grande jogo de cintura e paciência do vendedor quando a venda está demorando fechar. O que não pode ocorrer é o desânimo. O lado bom é que uma venda bem feita é um cliente que pode indicar e trazer mais resultado para a empresa”, afirma o consultor.


O atendimento por telefone independente de ser ativo ou receptivo é uma excelente metodologia, utilizada de forma organizada em conjunto com a qualificação profissional traz resultados e reconhecimento para a marca.