Dicas e técnicas para melhorar a gestão de tempo e a produtividade

Organize suas tarefas, faça seu dia render mais e aumente seus resultados.



Para quem tem um trabalho focado em metas, o tempo e a produtividade têm grande importância na rotina profissional, e nem sempre a quantidade de horas é sinônimo de entrega ou qualidade.


Pare para pensar: ao final do seu dia você se questiona como seus colegas têm tempo sobrando ou como eles conseguem dar conta das atividades dentro do horário de trabalho?


Se a sua resposta for sim, você precisa observar o seu comportamento diário e buscar técnicas de gestão de tempo e produtividade para te ajudar a solucionar esse problema e a alcançar suas metas sem se sobrecarregar.


Mas antes é preciso entender o que é a gestão de tempo.


A palavra gestão tem como significado o ato ou efeito de gerir, administrar, gerenciar algo. Então, quando falamos em gestão de tempo, nos referimos à escolha de metodologias que têm como objetivo organizar o tempo com a intenção de aumentar a produtividade e a eficácia das tarefas diárias.


Quais os benefícios?


  • pontualidade;

  • disciplina;

  • resultados positivos e rápidos;

  • confiança;

  • produtividade;

  • menos estresse.

Os primeiros passos

  • defina o que é mais importante;

  • observe quantas horas você gasta para certas atividades;

  • identifique quais tarefas podem ser solucionadas com rapidez;

  • liste quais atividades vão exigir mais a sua atenção etc.

Agora é hora de conhecer algumas técnicas desenvolvidas para colocar em prática a sua gestão de tempo.

1. Pomodoro

A técnica pomodoro é voltada para a organização do tempo, principalmente, de quem tem dificuldade de manter a concentração. Para aplicá-la, você precisa programar o cronômetro para tocar a cada 25 minutos, que é quando você terá 5 minutos de descanso.

Esse é um tempo estimado no estudo para o desenvolvimento da técnica, mas você pode estipular quantos minutos marcar de acordo com a sua rotina. O ideal é começar fazendo testes e usar o intervalo para se desligar da atividade, mas sempre cuidando com distrações que podem fazer você se perder no tempo.

2. GTD

O método GTD é um aliado para quem tem muita coisa para fazer e não sabe qual a melhor maneira de ser produtivo. A sigla significa Getting Things Done, em tradução livre “a arte de fazer acontecer”. E é literalmente essa a proposta da técnica com 5 passos para seguir:

  • capturar - liste tudo o que você precisa fazer. Tire as tarefas da cabeça e anote-as em algum lugar seguro e com acesso rápido;

  • esclarecer - analise as informações da etapa anterior e entenda a demanda de cada uma delas;

  • organizar: fazer listas de acordo com as necessidades e possibilidades para concluir as atividades;

  • refletir - revise quantas vezes for preciso, atualize e tenha uma perspectiva sobre a produtividade;

  • engajar - faça aquilo que realmente deve ser feito. Deixe para depois assuntos que não precisam de atenção no momento.

O principal objetivo dessa técnica é manter a mente tranquila quanto ao controle das atividades que precisam ser executadas dentro do tempo certo.

3. Kanban

A palavra, de origem japonesa, Kanban pode ser traduzida como “cartão” ou “sinalização”. A técnica, muito empregada na indústria para controlar o estoque, sugere o uso de cartões para sinalizar, visual e simbolicamente, as ações e tarefas do dia.

Os post-its são muito úteis para usar esse método com facilidade, pois podem ser removidos e indexados em diferentes lugares da agenda ou do quadro de anotações.


Agora que você já conhece diferentes maneiras de organizar seu tempo, melhorar a produtividade e aproveitar os momentos de descanso com tranquilidade, coloque em prática a técnica que combina com a sua rotina e cresça com o Grupo Azimuth.