Huawei, Claro e NET demonstram transmissão de vídeo em resolução 8K com tecnologia 5G no Brasil

Primeira vez que empresas fazem esse tipo de transmissão, com alta tecnologia e resolução, no Brasil.

Logo Huawei
Mudanças da transmissão digital garantem o sucesso dos negócios de mídia.

A rede 5G está cada vez mais próxima! A partir do início de 2019 deveremos ver cada vez mais smartphones e outros dispositivos sendo implementados com todas as principais novidades da quinta geração da rede de telecomunicações. Aqui no Brasil, durante a Futurecom 2018, a Huawei em parceria com a Claro e NET aproveitaram para demonstrar um pouco do poder da tecnologia 5G.


Foi a primeira vez em solo nacional que empresas demonstraram a transmissão de vídeo em resolução 8K em uma rede 5G experimental. De acordo com o foi divulgado, "os trabalhos iniciaram em julho deste ano, atingindo velocidade de 3,2 Gbps e baixíssima latência de apenas 1ms."


O presidente do grupo Claro Brasil afirma que “estamos investindo significativamente na modernização e expansão da nossa rede, com a implantação do 4.5G, o estado da arte da tecnologia móvel hoje."

"Recentemente, a Anatel oficializou que vai utilizar o CRT (Centro de Referência Tecnológica) da Claro, localizado na ilha do Fundão, no Rio, para testes e homologações usando o 5G na faixa de 3,5 GHz. Isso mostra que estamos dando passos concretos rumo à próxima geração das redes móveis. E não poderia ser diferente, já que a Claro sempre esteve na vanguarda dessas evoluções no Brasil.”

Transmissão pelo Smartphone
Smartphones com suporte à nova geração da rede de telecomunicações terão lançamento no primeiro trimestre de 2019

Jorge Wada, vice-presidente da Unidade de Negócios de Operadoras da Huawei Brasil garantiu que “vivemos a era da omnimedia, um dos reflexos das mudanças promovidas pela transformação digital nos últimos anos. Dessa forma, garantir transmissão rápida e precisa de novos conteúdos em um momento de tantos desafios e oportunidades no mercado tornou-se essencial para o sucesso dos negócios de mídia. Essa colaboração com o grupo Claro demonstra que podemos ajudar mais do que nunca os clientes a melhorarem sua eficiência de rede e experiência para usuários, que precisam acompanhar, continuamente, a transformação e inovação desse setor.”


A empresa revelou que a rede Globo de televisão será a responsável por todo o conteúdo disponibilizado no formato 8K, cujos anéis de transmissão possuem capacidade de 10 Gbps e sistema de 5G desenvolvido pela própria Huawei.


Como segunda maior fabricante de smartphones do mundo e também uma das pioneiras de desenvolvimento, testes e disponibilidade da rede 5G, a Huawei também será uma das primeiras fabricantes a apresentar smartphones com suporte à nova geração da rede de telecomunicações, que devem surgir no primeiro trimestre de 2019!



Fonte: TudoCelular.com

Foto: Pixabay