Como ter um bom desempenho em vendas porta a porta

Atualizado: 20 de Mar de 2020

Na era da tecnologia, a venda externa possui grande valor no relacionamento com o cliente e traz vantagens para as empresas



A venda porta a porta é uma das modalidades de comércio mais tradicionais que existe. Mesmo com tanta tecnologia e novos métodos de alcançar resultados via internet e telefone, as vendas externas ainda possuem grande valor e vantagens para as empresas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a ser ainda mais excelente e alcançar resultados de sucesso nas vendas porta a porta.


Domínio do serviço


Além da necessidade de conhecer todas as informações necessárias para realizar a venda, o domínio sobre o serviço que você está oferecendo transmite segurança e credibilidade ao cliente. Para Diego Santos, Coordenador de Vendas PAP do Grupo Azimuth, os passos essenciais que todo vendedor deve tomar é conhecer o produto ou serviço que ele vende, executar técnicas de vendas avançadas e compreender a situação do mercado atual e suas concorrências.


Planejamento


O planejamento é essencial bons resultados em todos os tipos de negócios. “Pesquisar bem as áreas, traçar rotas que irá atuar e as possíveis concorrências fazem parte de um planejamento estratégico no PAP”, comenta Diego. Outro ponto importante é a gestão de tempo. Montar um cronograma de horários com as visitas do dia e atentar-se à pontualidade são essenciais no planejamento.


Boa apresentação


O cuidado ao vestir roupas e sapatos adequados e apresentáveis já é tradição. Mas, o que pode realçar ainda mais a impressão que os clientes têm é também a boa comunicação. “Um vendedor PAP na minha visão tem que ser comunicativo, otimista, organizado, ter bom humor, uma postura adequada e muito desejo de vencer”, afirma o coordenador.


Boa negociação


Uma argumentação sólida e a execução de boas técnicas de negociação fazem toda a diferença no resultado final. Por isso é necessário prestar atenção no que o cliente fala e entender suas principais necessidades. Para Diego, a venda PAP possui três fatores importantes: abordagem, sondagem e fechamento. “Esses três fatores são o básico, juntamente com técnicas que passamos aos vendedores que facilitam e atraem ainda mais os clientes para uma venda perfeita”, diz. Segundo o coordenador, um dos maiores desafios para um vendedor é transformar as objeções e medos de mudança do cliente em bons argumentos de negociação.


Motivação da equipe


Mesmo os vendedores trabalhando quase todo o dia fora do escritório, é importante oferecer um ambiente leve e de confiança para a equipe. Fortalecer um relacionamento de mutualidade e desenvolvimento é essencial para motivá-los a buscar o sucesso.

Para Diego, “trabalhar sempre o motivacional e operacional da equipe passa a confiança de que são capazes do impossível.”


Quer fazer parte dessa equipe de sucesso? Entre em contato conosco, queremos te conhecer!