Como se manter motivado em tempos desafiadores?

Períodos difíceis podem resultar em novas oportunidades, bons resultados e crescimento.



Não é novidade que a sociedade está passando por um momento desafiador fruto da pandemia e de outras crises que já aconteciam no mundo e que nos desafiavam a seguir em frente sem desanimar e buscar um olhar otimista para o futuro.


É verdade também que nem sempre é fácil se manter motivado, pois os fatores externos mexem com o nosso humor, pode nos causar ansiedade, tristeza e até mesmo nos deixar desesperançosos.


Por outro lado, os momentos de crise podem resultar em novas oportunidades profissionais, realizações pessoais e de grande desenvolvimento se tomarmos algumas atitudes e mudarmos nosso pensamento.


  • Estabeleça objetivo e metas


Não há nada que nos motive mais do que alcançar um objetivo, não é mesmo? Seja ele de curto, médio ou longo prazo, ter um objetivo nos estimula a buscar meios de conquistar o que desejamos. Para isso, também é necessário estabelecer pequenas metas que farão o caminho ser mais organizado e satisfatório a cada conquista.


  • Movimente-se


Aqui podemos entender a palavra movimento de duas formas: a primeira é não ficar esperando que as coisas aconteçam. Mude, ouse, transforme. No trabalho, aposte em novas ideias, busque conhecer mais sobre o mercado em que atua.


A segunda é sobre o seu corpo. Pratique atividades físicas, caminhe, alongue. Ao realizar algum exercício, você estimula diversas regiões do cérebro, proporciona mais saúde ao organismo e ganha mais disposição para desempenhar as tarefas diárias.


  • Atitude positiva


Reclamar, pensar em desistir, achar que nada vai dar certo definitivamente não é a melhor maneira de superar um momento difícil. Pense e aja positivamente para tentar solucionar as situações adversas. Ser uma pessoa positiva pode ser um diferencial e pode ajudar a nos destacarmos entre outros profissionais, por exemplo. Isso não quer dizer que você não precise enxergar fatos negativos ou circunstâncias desfavoráveis, mas que diante disso consiga manter a calma e encontrar uma forma de contorná-las.


  • Aperfeiçoe seus conhecimentos

Invista seu tempo em novos cursos, viva novas experiências e leve o conhecimento adquirido para a rotina de trabalho. Observe a experiência de outras pessoas que passaram por uma crise: como solucionou, quais estratégias usou e como você pode adaptar isso ao seu trabalho.


  • Reserve um tempo para relaxar


Todo mundo precisa de um tempo de descanso, lazer e relaxamento. Desfrute de bons momentos com a família e os amigos, assista a um filme, leia um livro, pratique o hobby que te deixa feliz e curta cada minuto, pois o prazer que isso nos proporciona dá mais ânimo e ajuda a esquecer a pressão dos períodos difíceis.


Agora que você já sabe como não perder a motivação em tempos de crise, mude sua visão e venha conquistar o seu objetivo com o Grupo Azimuth.