Claro e NET são as operadoras de internet mais rápidas do Brasil


A Azimuth tem orgulho em trabalhar com as melhores operadoras do Brasil. Confira os dados divulgados pela 33Gig.


A Ookla analisou os resultados das medições do Speedtest realizadas pelos usuários durante o terceiro trimestre de 2018. Os resultados levam em conta milhões de testes realizados pelos brasileiros, via aplicativo ou pelo site do Speedtest, a partir de conexões móveis ou fixas.

Na análise, Claro e NET foram consideradas as operadoras mais rápidas do Brasil, nas plataformas móvel e fixa, respectivamente. Na categoria de rede móvel, a Ookla analisa os resultados alcançados em testes feitos por smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Já na rede fixa, os dados do Speedtest Intelligence reportam as maiores velocidades atingidas em conexões com e sem fio (wi-fi) de cada operadora responsável pela conexão.

Rede Móvel

Nos resultados, a Claro obteve 12% de crescimento na média de velocidade de download em aparelhos compatíveis com o 4G (LTE) em relação ao segundo trimestre. Sendo também a operadora que mais aumentou o percentual de velocidade média em relação ao trimestre anterior. A Claro alcançou uma média de velocidade de download de 31,7 Mbps no terceiro trimestre. Índice 58% superior à média do mercado, que foi de 20,1 Mbps.



Já nas medições de upload, a Claro obteve velocidade de 10,51 Mbps, resultado 29% superior à média do mercado, que foi de 8,12 Mbps. A rede móvel da Claro alcançou a liderança na média de velocidade de download em 25 das 27 unidades federativas. E, em relação à concorrência, a operadora tem a média de velocidade de download 55% superior à segunda colocada (20,48 Mbps) e 107% superior à terceira (15,30 Mbps). Já em upload, a Claro é 28% mais veloz que a segunda da lista e 38% superior à terceira colocada.

Rede Fixa

Na banda larga fixa, a NET manteve seu status de internet mais rápida do Brasil com velocidade média de download de 37,4 Mbps — 50% acima da média nacional, que ficou em 24,9Mbps. A performance da operadora superou os resultados alcançados no trimestre anterior em 11,2%.



Como resultado do investimento na infraestrutura de rede, a NET segue liderando o crescimento do mercado de banda larga fixa no Brasil. A NET lidera em 20 dos 25 onde atua, segundo dados do Speedtest Intelligence. Em alguns dos estados, a velocidade média alcançada pela NET chega a ser 200% superior ao segundo colocado.


Fonte: 33Gig