A importância da oratória para alcançar bons resultados de venda

Dominar o assunto, ter um discurso persuasivo e boa postura influencia positivamente na decisão de compra do cliente.



Saber se comunicar bem, estabelecer uma boa relação com o cliente, ser compreendido, lidar com objeções e influenciar na decisão de compra é fundamental para obter bons resultados de vendas.


Com consumidores cada vez mais atentos e exigentes, o vendedor precisa de mais que um bom produto e talento para vender, é necessário desenvolver habilidades que dêem ao cliente a certeza de estar fazendo um bom negócio.


Por isso, a oratória se torna uma ferramenta de grande relevância para alcançar metas e alavancar as vendas mesmo em períodos de crise.


Mas o que é a oratória?


A oratória consiste na habilidade de falar em público de maneira clara e estruturada com o objetivo de atrair a atenção dos ouvintes, informá-los e influenciá-los.


Uma boa oratória é desenvolvida a partir de um conjunto de regras e técnicas que auxiliam na construção de um discurso eficiente e convincente.


O que é preciso para ter uma boa oratória?


Muitas vezes o desconforto de falar em público se dá pelo nervosismo, insegurança e medo de eventuais falhas ou esquecimentos. Por isso, é preciso estar bem preparado para evitar que esses problemas aconteçam.


Domine o assunto: pesquise e conheça bem o seu produto ou serviço, o mercado a qual ele pertence e quais as necessidades do público consumidor. Estude também os processos de venda e utilize aquele que mais se adequa ao que está sendo ofertado ou que o diferencia da concorrência.


Com essas informações em mãos, desenvolva a estrutura do seu discurso, organize os tópicos abordados, crie conexões entre eles de forma que ele seja persuasivo.


Lembre: não adianta apenas decorar suas falas, é preciso dar sentido a elas.


Use os gatilhos mentais: palavras como grátis, imediato, exclusivo, urgente, entre outras, possuem uma forte influência na decisão de compra, pois dão ideias de benefícios, necessidade e tempo, além de ter um grande poder de convencimento no meio de um discurso bem estruturado.


Postura e apresentação: a expressão corporal, a postura adotada e uma boa aparência também fazem parte da oratória e dizem muito sobre você.


Por isso, vestir roupas adequadas e iniciar a conversa com uma breve apresentação sobre você, informando os objetivos do seu contato e listando alguns números relevantes ou principais clientes passa mais credibilidade ao consumidor.


Com relação a postura, há alguns detalhes que precisam ser levados em conta na hora de vender, como não olhar para o celular ou relógio, evitar um semblante franzido, lábios contraídos e corpo rígido. Essas expressões e atitudes podem demonstrar impaciência e insegurança, influenciando negativamente a percepção do cliente.


Agora que você já sabe a importância da oratória e como fazer para aperfeiçoá-la, busque aplicar este conhecimento ao seu dia a dia e tenha excelentes resultados.