4 dicas para ter sucesso em atendimentos por telefone

Confira algumas orientações fundamentais para quem atua ou deseja trabalhar em call center e telemarketing


Vários jovens encontram no telemarketing sua primeira oportunidade de emprego. De acordo com o Guia de Carreiras, mais de 1,5 milhões de pessoas atuam nesta área em todo o país, pois veem a chance de obter a primeira experiência profissional.


Quem trabalha nesse setor sabe que existe vários benefícios, como bônus, horários flexíveis e premiações para quem atinge os resultados. Mas a grande questão é: como obter ótimos resultados e ainda ter um excelente atendimento?


Para te ajudar a responder essa pergunta separamos algumas dicas. Confira!


Tenha paciência


Tudo é um aprendizado: nessa vida não nascemos sabendo como fazer, o que falar e como agir. Por isso, a palavra-chave é paciência. Para alcançar os resultados, essa é primeira dica que a Ana Paula Ferreira, que trabalha há 10 anos com teleatendimento e hoje é operadora de telemarketing na Azimuth, nos dá. “Não ter pressa em buscar os resultados, o importante é realizar um atendimento de qualidade e só assim você alcançará sua meta”, orienta.


Seja profissional


Muitas vezes, os agentes do call center são o único contato que o cliente tem, sendo assim, é preciso preservar sua mente na hora do atendimento. Mantenha um nível profissional durante toda a conversa. Caso veja que o cliente está alterado, mostre interesse pelo problema dele e se estiver ao seu alcance tente ajudá-lo.


Não leve os problemas para o lado pessoal, isso afetará os seus próximos atendimentos. “Se naquela ligação não deu certo, a próxima pode dar”, conclui a operadora da Azimuth Karine do Nascimento.


Customize o atendimento


Treinamento e script fazem parte do dia a dia de quem trabalha com telemarketing, porém, sempre existe algo a mais. Não seja um robô customize a conversa com cada cliente, saiba ouvir e entender o que ele realmente precisa, essa é uma ótima dica para fidelizar e concluir o atendimento de forma satisfatória e eficaz.


Veja além


Trabalhar com pessoas é um desafio, então, a dica é: veja além disso. As empresas procuram jovens que tenham vontade de crescer profissionalmente. “O telemarketing é um ponto de partida para entrar no mercado de trabalho, então eu procuro jovens focados, honestos e principalmente que tenham determinação”, ressalta Jonathan Santos, dono da Azimuth Contact Center.


Rafael Gonçalves, 21 anos, estuda Engenharia Civil, mas atualmente trabalha como operador de telemarketing. “Gosto do que faço e sempre me senti muito bem, almejo trabalhar na área que estudo, mas como operador de call center sinto que cresci profissionalmente, além do horário ser um grande diferencial, pois posso concilia com a faculdade”, afirma.